sexta-feira, 18 de março de 2016

Crescimento e desenvolvimento do Rapaz e da Rapariga

No dia da Saúde, o tema da palestra destinado ao 8º ano insere-se na temática "Afetos & Sexualidade" e consiste em relembrar conceitos básicos relacionados com o crescimento e desenvolvimento do corpo.
O que nos carateriza enquanto rapazes e raparigas é a existência de carateres sexuais. Existem dois tipos de carateres sexuais:
- Carateres sexuais primários;
- Carateres sexuais secundários;

Os carateres sexuais primários nascem connosco, ou seja, são os órgãos que têm como função a reprodução e podem ser internos (útero) ou externos (mamas e pénis).
Os carateres sexuais secundários surgem devido à atuação das hormonas e referem-se às alterações que surgem tanto no corpo da rapariga como do rapaz. 

Antes de enumerar as alterações propriamente ditas, é necessário definir dois termos importantes:
A puberdade finaliza a infância e inicia a adolescência e caracteriza-se por maturação hormonal e crescimento físico.
Adolescência é considerada como a etapa entre a infância e a idade adulta com início nos 11-12 anos e termina pelos 18-20 anos de idade.
As idades mencionadas para as mudanças ocorrerem são meramente indicativas. 
Os responsáveis pelas alterações na puberdade são as hormonas, ou seja, "mensageiros químicos" que influenciam as mudanças no nosso corpo. 
Para a rapariga, existem duas hormonas - estrogénio e progesterona - produzidas pelos ovários.
Para o rapaz existe apenas uma hormona - a testosterona - produzida pelos testículos.

É importante salientar que cada pessoa têm o seu  próprio ritmo de crescimento e desenvolvimento.

Principais alterações verificadas no Rapaz

No que diz respeito aos rapazes, as mudanças mais notáveis são o aumento rápido de altura,do peso e da musculatura, principalmente em volta dos ombros. 
Na zona genital, o pénis e os testículos aumentam de tamanho (um pode ficar mais elevado que o outro) e começam a crescer os pêlos púbicos
Devido ao crescimento rápido do pénis são frequentes as ereções (oxigenar os tecidos) pelo que, irá surgir as primeiras ejaculações (involuntárias, durante o sono, por vezes confundidas com urina).
Na face, os pêlos começam a ficar espessos tal como nas axilas e devido à grande atividade das hormonas pode surgir acne na cara, pescoço, peito e costas.
Na imagem é possível verificar a evolução do rapaz, desde os 9-10 anos, no que toca à altura e peso até aos 17-20 anos.

Cada constituinte do sistema reprodutor tem uma função que irá ser enumerada de seguida:
1- Pêlos púbicos - função de proteger o órgão genital;
2- Pénis - função sexual, reprodutiva e urinária;
3- Glande - parte mais sensível do pénis e apresenta na extremidade um orifício por onde sai a urina ou o sémen;
4- Bolsa escrotal - função de proteger os testículos e manter uma temperatura óptima;
5- Testículos - produzem a testosterona e os espermatozóides;
6- Uretra - o canal por onde passa a urina e o sémen;
7- Epidídimo - estrutura que recebe e guarda os espermatozóides produzidos até serem libertados;
8- Canais deferentes - canal responsável por transportar os espermatozóides até à próstata;
Principais alterações na Rapariga

Na imagem podemos ver, tal como para os rapazes, as alterações em termos de altura, peso e características físicas nas raparigas ao longo da adolescência.
As ancas começam a alargar e os peitos a crescer, podendo um ficar maior que o outro, a pele e o cabelo podem tornar-se mais oleosos, devido ao aumento da atividade das glândulas sebáceas, podendo também aparecer acne. 
Começam a crescer também pêlos nas axilas, braços e pernas; os pêlos púbicos começam a crescer fracos e finos, escurecendo e engrossando gradualmente.
Mais tarde surge a primeira menstruação, podendo ser de forma inesperada ou precedida de desconforto abdominal, inicialmente não irá ser regular e terá uma duração de 3-7 dias, se após 6 meses a 1ª menstruação, não tiveres o ciclo regular, deves consultar o médico.
É normal com as alterações hormonais que estão a ocorrer no teu corpo que por vezes tenhas dores de cabeça e irritabilidade, normalmente uns dias antes da menstruação.

Cada constituinte do sistema reprodutor tem uma função que irá ser enumerada de seguida:
1 - Pêlos púbicos - protegem o órgão genital;
2- Canal da vagina - um canal (7-9 cm) que comunica com o exterior e se prolonga e liga ao colo do útero;
3- Canal da uretra - canal por sai a urina, tem inicio na bexiga e termina externamente entre o clitóris e o canal da vagina;
4- Grandes lábios - são duas pregas de pele que protegem o canal da vagina, clitóris e uretra;
5- Pequenos lábios - são duas pregas de pele menores e mais fechadas que protegem o canal vaginal e uretra.
6- Clitóris - órgão de prazer sexual feminino. Externamente apenas uma parte do clitóris é visível (também conhecido por glande) que se prolonga para o interior. Localiza-se antes da vagina;

É de extrema importância conhecermos cada parte de nós e sabermos o que é normal ou não!

QUALQUER DÚVIDA, SENTE-TE À VONTADE PARA DEIXAR NOS COMENTÁRIOS!

Fonte: 
Guyton, A. (1991). Fisiología Femenina antes del embarazo: hormonas femininas (Cap. 81). In: Guyton, A., TextBook of Medical Physiology (8ª Edição). Madrid: McGraw-Hill – Interamericana de Espanha. ISBN: 84-7615-752-5 Manuila, L. et al (2000). Dicionário Médico (1ª Edição). Lisboa: Climepsi Editores. ISBN 972-8449-55-0 Seeley, R. et al (2001). Aparelho Sexual e Reprodutor (Cap. 28). In: Anatomia e Fisiologia (3º Edicão). Loures: Lusodidacta. ISBN: 972-96610-5-7 ClinoTávora, (s.d.), Médicos de Portugal, acedido a 1 Março 2016, em http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/familia/mudancas_na_adolescencia Medipedia, Conteúdos e Serviços de saúde, (2012), acedido a 1 Março 2016, em http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=705