A obesidade é uma doença na qual existe uma acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal que pode atingir níveis capazes de afetar a saúde, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Estima-se que no mundo haja 42 milhões de pessoas que sofrem de excesso de peso e na Europa, 27% da população sofre de excesso de peso e 16% sofre de obesidade.E no nosso país?
32% da população tem excesso de peso e 24% sofre de obesidade.
Como se avalia?
Através de uma fórmula que relaciona o peso em kg e a altura em cm, como está na imagem, sendo que IMC, significa Índice de Massa Corporal.
Os valores descritos aplicam-se tanto às crianças/adolescentes como aos adultos, no entanto, até aos 20 anos, tendo em conta que a criança/adolescente está em crescimento, é necessário aliar o valor do índice de massa corporal ao percentil.
Como se classifica?
Através de uma medida, o percentil (P), que relaciona o peso, estatura, IMC tendo em conta a idade e o sexo.
E como sabemos o percentil?
Através das tabelas de crescimento específicas da Direção Geral de Saúde, normalmente estão no Boletim de Saúde infantil e juvenil.
Azul para sexo masculino e rosa para o sexo feminino |
Existem ambientes e influências consideradas "obesogénicas", tais como fatores hereditários, metabólicos, sociais e psicológicos.
Com a obesidade, surgem problemas de saúde, tais como:
- Distúrbios de crescimento (por exemplo, a nível sexual na maturação e a nível dos ossos, com sobrecarga das articulações e deformação da coluna);
- Alterações a nível respiratório, cardiovascular e metabólicas (por exemplo, asma, tensão alta, diabetes tipo 2);
- Distúrbios psicossociais (por exemplo, diminuição auto-estima, bullying, isolamento, depressão);
Como prevenir e controlar a obesidade?
Através de alterações no estilo de vida, nos hábitos alimentares e aumentar a atividade física.
QUALQUER DÚVIDA, SENTE-TE À VONTADE PARA DEIXAR NOS COMENTÁRIOS!
Fonte: Causas da Obesidade . (s.d.). Obtido de Obesidade.org: http://obesidade.org/causas-da-obesidade/
Saúde, D. G. (21 de 2 de 2006). Consultas de Vigilancia de saúde infantil e juvenil. Obtido de Direcção Geral de Saúde: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i007811.pdf