sexta-feira, 6 de maio de 2016

DROGAS (lícitas e ílicitas): as dúvidas


1. O álcool e drogas uma vez por mês pode levar à morte? 
R: Depende da quantidade ingerida. Se a droga ou álcool forem ingeridos em elevada quantidade, ainda que apenas uma vez podem levar à morte, sim. Existe uma dose letal para cada substância, ou seja, se ingerirmos essa substância em doses acima da mesma, o corpo não o suporta. No caso das drogas, chama-se overdose. O álcool, quando ingerido em grande quantidade pode facilmente levar a um coma alcoólico ou até mesmo à morte. Apesar de tudo isto, é bom relembrar que, normalmente quem consome drogas não o faz apenas uma vez por mês, pois rapidamente fica viciado e aumenta o numero de consumos, aumentando também a probabilidade de vir a ter consequências tanto a curto como a longo prazo.

2. Algumas drogas matam células cancerígenas (ex: cannabis), então porque são proibidas?
R: De fato, já há estudos que comprovam que o cannabis (especificamente) atua perante as células cancerígenas, ou seja, na área da medicina a cannabis é indicada pelo médico à pessoa doente e o seu consumo é vigiado e controlado. Em pessoas saudáveis está comprovado o seu efeito nocivo, daí a sua proibição.

3. Qual é ou foi a droga mais letal nos séculos 20 e 21?
R: Segundo estatísticas, a droga mais letal é a heroína. No entanto, todas as drogas são letais de uma maneira ou de outra, ao longo do tempo. Até porque normalmente, uma pessoa viciada não toma só uma droga, pelo que a mistura, pode e muitas vezes, é fatal.

5. Qual a droga mais forte?
R: Heroína, devo à sua rápida adição.


6. Porque as drogas e certas substâncias (e,g. cigarros) são tão viciantes?
R: As drogas são tão viciantes devido aos compostos químicos que estas apresentam que irão afetar o sistema nervoso central, alterando as reações químicas no cérebro, pelo que após o uso prolongado a ausência da substância, deixa efeitos e altera os processos químicos fazendo com que a pessoa deixe de funcionar normalmente.

7. Existem drogas ou substâncias que não causem consequências no corpo humano?
R: Não. As drogas ou outras substancias, ate medicação, causa algum tipo de consequência no corpo humano.

8.Existem bastantes livros onde temas como drogas e dependências são abordados, qual a influência que essa abordagem tem na sociedade em geral, as pessoas tornam-se mais conscientes ou têm mais vontade de experimentar?
R: A abordagem desses temas tem como objetivo dar a conhecer as drogas, os seus efeitos, as suas consequências e como funciona a dependência. Pelo que à partida, o conhecimento sobre os efeitos deve consciencializar os adolescentes para não experimentar. Se decidires experimentar, ao menos, tens conhecimento de como a droga funciona e essa decisão foi tomada baseada com conhecimento.

9. Porque é que há drogas legais, se todos ou praticamente todas as drogas, têm efeitos negativos para a saúde das pessoas que as consomem?
R: As drogas licitas estão legalizadas e são consideradas como parte da cultura portuguesa.. Dizer não, após saberes os efeitos e consequências, parte de ti. Ninguém te obriga a fumar um cigarro ou a beber álcool.


10. Quais os benefícios da droga?
R: NENHUM. Qualquer droga, tomada sem indicação médica, não traz benefícios nenhuns ao ser humano (Como abordado na aula das drogas ilícitas). Existem compostos existentes nalgumas drogas que podem ter um uso terapêutico e serem utilizados no fabrico de algumas medicações, no entanto, isso não faz com que essas drogas sejam benéficas. O consumo de drogas, embora possa à primeira vista levar a uma sensação de bem estar ou de euforia, depressa leva a dependência e a todas as consequências associadas.

11. Quantas clínicas de reabilitação existem em Portugal?
R: Existem imensas clínicas de reabilitação pelo país, um pouco por toda a parte, pelo que se torna difícil precisar quantas. O vício das drogas é uma realidade que atinge uma grande parte da população, daí a importância e grande número destas clínicas.

12. Se fumar um cigarro por dia faz mal?
R: Sim. Devido às substâncias que compõe o cigarro, fumar faz sempre mal, mesmo quando se é fumador passivo. Além disso, o cigarro é altamente viciante pelo que haverá sempre tendência a fumar mais do que um cigarro por dia.


QUALQUER DÚVIDA, SENTE-TE À VONTADE PARA DEIXAR NOS COMENTÁRIOS!
Ou envia email para bemcrescermalcrescer@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiveres alguma dúvida ou sugestão, podes deixá-lo aqui! Só para te lembrar que deves ter bom senso. Obrigado!